quinta-feira, 27 de junho de 2013

Principais tipos de solo

                 Principais tipos de solos

Solo arenoso: 

  Possui grande quantidade de areia. Esse tipo de solo é muito permeável, pois a água infiltra facilmente pelos espaços formados entre os grãos de areia. Normalmente ele é pobre em nutrientes.

       



Solo argiloso: 

  É formado por grãos pequenos e compactos, sendo impermeável e apresentando grande quantidade de nutrientes, característica essencial para a prática da atividade agrícola. 



Não são tão arejados como os arenosos mas armazenam mais água. Como são menos permeáveis, a água passa de uma forma mais lenta, ficando então armazenada. Alguns solos, mesmo tendo muita argila, apresentam grande permeabilidade. Na sua composição existem quantidades consideráveis de óxidos de alumínio (gibbsita) e de ferro (goethita e hematite), formando grãos pequenos, semelhantes aos do pó do café, conferindo ao solo uma textura semelhante à do arenoso.

      




Solos siltoso: 

   Possuem uma grande quantidade de silte, sendo por isso muito erodíveis. A silte não se mistura como a argila, as suas partículas são muito pequenas e leves.



Solos humíferos: 

   Este tipo de solo apresenta uma quantidade muito superior de húmus em relação aos outros. É um solo geralmente fértil, ou seja, um solo onde as plantas encontram melhores condições para se desenvolverem.




Solo calcário: 

  Com pouco nutriente e grande quantidade de partículas rochosas em sua composição, o solo calcário é inadequado para o cultivo de plantas. Ele é típico de regiões desérticas.Este tipo de solo também fornece a matéria-prima para a fabricação de cal e do cimento.













Nenhum comentário:

Postar um comentário