quinta-feira, 27 de junho de 2013

Poluição do solo

                          poluição do solo



Aterros sanitários 

  Uma das formas de se lidar com os resíduos urbanos é a destinação de locais de depósito para os mesmos, denominados aterros.Em geral, um aterro sanitário deve ter vida útil de, no mínimo, 10 anos mas alguns não chegam a durar esse tempo.
   A área para instalação do aterro deve ser criteriosamente avaliada, levando-se em conta principalmente a condição das águas no local, deve-se evitar a possibilidade de contaminação dos lençóis freáticos, a ausência de populações próximas é muito importante, assim como a sua localização quer a nível de acessos quer a nível de arejamento (zonas altas).
   Os resíduos, antes de serem depositados em aterro, devem ser devidamente compactados a fim de economizar espaço útil.
   O fundo e os lados dos aterros são vedados com duas camadas de telas impermeáveis de forma a evitar passagem das águas dos resíduos (lixiviados) para o solo.


                

                 



    A produção exagerada de lixo é uma das principais responsáveis pela poluição do solo.Durante o processo de decomposição de restos de alimentos, ocorre a produção de gases e de chorume, que é um líquido extremamente poluente e com forte odor. 


  O Chorume



   
    
   Chorume é uma substância líquida resultante do processo de putrefação (apodrecimento) de matérias orgânicas. Este líquido é muito encontrado em lixões e aterros sanitários. É viscoso e possui um cheiro muito forte e desagradável (odor de coisa podre).O processo de tratamento do chorume é muito importante para o meio ambiente. Caso não seja tratado, ele pode atingir lençóis freáticos, rios e córregos, levando a contaminação para estes recursos hídricos. Neste caso, os peixes podem ser contaminados e, caso a água seja usada na irrigação agrícola, a contaminação pode chegar aos alimentos (frutas, verduras, legumes, etc).
  Em função da grande quantidade de matéria orgânica presente no chorume, este costuma atrair moscas que também podem trazer doenças aos seres humanos.Existe também o necrochorume que é o líquido resultante do processo de decomposição de cadáveres. Há também, neste caso, a necessidade do tratamento desta substância nos cemitérios.




Poluição de origem agrícola




   A contaminação do solo, nas áreas rurais, dá-se sobretudo pelo uso indevido de defensivos agrícola , técnicas arcaicas de produção (a exemplo do subproduto da cama-de-açúcar, o vinhoto; dos curtumes e a criação de porcos).
  Os Defensivos Agrícola são substâncias que os agricultores colocam nas plantações. Eles impedem que insectos e outros pragas acabem com a produção. Que controlam fungos. São como uma vacina contra as doenças das plantas.
Os fertilizantes servem para fazer as plantas crescerem mais fortes.
  Os principais Defensivos Agrícola são os pesticidas e os herbicidas. Cada um mata um tipo de praga. Os principais fertilizantes são os fosfatos e nitratos, que vão se acumulando no solo e poluindo cada vez mais.
Existem vários tipos de pesticidas, que podem ser:

  • Acaricidas: para o controle de ácaros.
  • Bactericidas: para o controle de bactérias.
  • Fungicidas: para o controle de fungos.
  • Herbicidas: para o controle de ervas daninhas.
  • Insecticidas: para o controle de insectos.
  • Nematicidas: para o controle de nematoides (vermes).

Poluição por Substâncias Radioativas




    Atualmente existe uma enorme preocupação com relação às substâncias radioativas. Além dos possíveis acidentes nucleares, o lixo radioativo constitui-se de um enorme problema. Muito frequentemente dejetos radioativos são acondicionados em constante, e lançados no mar, em suas regiões mais profundas. Existe, porém, risco de vazamento de substâncias radioativas para o meio. A radiação é muito perigosa, como todos sabem, devido ao seu alto poder mutagênico. Além disso, a percepção da contaminação é difícil, uma vez que ela não tem cheiro, cor ou gosto. 
     Entre todas as formas de lixo, os resíduos radiativos são os mais perigosos. Substâncias radiativas são usadas como combustível em usinas atômicas de geração de energia elétrica, em motores de submarinos nucleares e em equipamentos médico-hospitalares.
   


Poluição de mineração






    A mineração também contribui para a poluição do solo. Essa atividade, através de escavações e aberturas de imensas crateras, altera de forma significativa a estrutura natural do solo, e o uso de substâncias químicas agrava esse desastre ambiental.

     Entre as possíveis medidas para combater a poluição do solo estão: a redução da produção do lixo, destino e tratamento adequado do lixo, reciclagem, saneamento ambiental, métodos agrícolas que possam substituir os agrotóxicos, entre outros.     É importante ressaltar que a responsabilidade pela preservação do solo é de todos nós. Portanto, faça a sua parte.

























        

Nenhum comentário:

Postar um comentário